Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Sobre Permact

O que é?

Permact é uma associação que busca inserir alternativas sustentáveis ao sistema insustentável em que vivemos. É um projeto de difusão e conscientização que vê nas problemáticas sociais e ambientais, motivos para fortalecer o espírito de mudança para uma sociedade mais justa, respeitosa com o meio ambiente e com as pessoas e que seja também economicamente viável.

Acreditamos que algumas mudanças não vêm de líderes, mas que surgem da colaboração, do diálogo e do intercâmbio entre as pessoas. Entendemos que somos responsáveis pela realidade em que vivemos e por tanto, temos o dever, a capacidade e a oportunidade de trabalhar para avançar em direção a uma sociedade mais sustentável e em harmonia com a natureza e a própria essência do indivíduo.

Por que Permact?

O nome Permact é inspirado nos princípios da Permacultura, a qual através do estudo de ecossistemas naturais, juntamente com as tecnologias e conhecimentos (modernos e ancestrais) se preocupa em criar uma cultura permanente, que permita criar assentamentos humanos sustentáveis e harmônicos entre os membros que os criam e com o entorno onde estão situados. Da mesma forma, em Permact também acreditamos que as mudanças que vêm do interior são mudanças que perduram. Para mudar o que nos rodeia temos que fazê-lo primeiro a partir de nós mesmos, com uma Atitude Permanente (daí o nome), que nos reafirma que a mudança está no dia-a-dia, na maneira como tomamos nossas decisões e como agimos.

Pensamos que graças a uma mudança de hábitos juntamente com uma mudança social que vem da mão de iniciativas participativas, já estamos diante das portas de uma nova maneira de entender nossa forma decrescente de viver. Não temos dúvida de que o futuro é o decrescimento sustentável e queremos dar luz a todas as organizações e movimentos que trabalham para esta mudança.

 Quais são as iniciativas do mundo sustentável?

O sistema atual, é um mundo com um futuro muito questionável. As soluções estão no presente, nestas iniciativas que nos indicam algumas vias de ação para articular um modelo de gestão sustentável:

  • Métodos que priorizam a gestão da terra e da natureza que se preocupam em manter o equilíbrio ecológico, criando uma cultura permanente e respeitando os limites naturais, criando espaços construídos que minimizam o impacto no planeta.
  • Existem propostas alternativas para superar as desigualdades e o crescimento econômico sustentável.
  • Que fomentam a economia e as finanças atuais.
  • Projetos que buscam construir em horizontal, a vida e a gestão da terra comunitária, que acredita numa concepção própria do desenvolvimento e do bem-estar, tecendo redes de colaboração, saindo da sociedade individual atual.
  • Fomentamos o uso de ferramentas e tecnologias que nos ajudem a aproveitar melhor os recursos que dispomos e reduzam a nossa marca ecológica.
  • Dedicamos espaço àqueles que defendem uma cultura e uma educação baseadas no pensamento livre, para criar mentes críticas e conscientes.
  • Também damos espaço à saúde e ao bem-estar porque acreditamos que algumas práticas e estilos de vida fomentam um bem-estar individual e comunitário.

Como fazemos?

Buscamos exemplos inspiradores de iniciativas que questionam, constroem e põem em prática esse outro mundo que já está nascendo. Visitamos estas iniciativas e compartilhamos na web o aprendido, com a intenção de fomentar a reflexão e criar um debate enriquecedor sobre nossa realidade social, de uma maneira aberta, positiva e entusiasta, sendo o conhecimento nossa principal ferramenta. Este mapa mostra as iniciativas do mundo sustentável que visitamos.

Onde publicamos nossos conteúdos?

Nesta web escrevemos artigos, publicamos vídeos e fotos das iniciativas visitadas. Apresentamos as iniciativas do mundo sustentável em 7 categorias: gestão da terra e da natureza, espaços construídos, economia e finanças, vida e gestão da terra comunitária, ferramentas e tecnologia, cultura e educação, saúde e bem-estar. Cada categoria é uma pétala do nosso logo.

Além da nossa web, publicamos os nossos conteúdos em outras plataformas e colaboramos com outros meios, e gostamos de compartilhar as nossas vivências e aprendizagens com mais proximidade: saímos da web com palestras, com uma exposição fotográfica, na rádio…

E também temos um blog onde compartilhamos reflexões, uma seção de notícias, informamos sobre nossas palestras e entrevistas, onde está nossa exposição de fotos e outros meios nos quais aparecemos, e onde publicamos o que estamos fazendo em geral.

Traduzido por Janaina e Juliana CM