Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Gestão da Terra e da Natureza

Permacultura, sementes crioulas e agricultura orgânica para cuidar da terra que nos dá de comer. Obtenção e uso de bens e serviços naturais, respeitando o equilíbrio ecológico.

Na Permact, apostamos na difusão de projetos que apoiem a sustentabilidade alimentar, produzindo alimentos de qualidade para todos e preservando o meio para outras espécies animais e vegetais, otimizando o espaço utilizado. Apostamos em iniciativas que garantam o futuro das próximas gerações utilizando práticas justas com o meio ambiente a curto e longo prazo e que, do lado social, contribuam à inclusão social e ao empoderamento.

Apostamos em iniciativas que fujam das relações com as grandes corporações que possam criar dependência e pobreza a longo prazo. Desta maneira, damos voz à empresas que fomentem a variedade de monoculturas locais e à soberania alimentar em vez de promover empresas baseadas em grandes monoculturas dependentes dos mercados (como é o caso, por exemplo, da soja transgênica na Argentina). Há várias práticas que têm esta finalidade:  agrofloresta, biodinâmica, agricultura orgânica, florestas de alimento, bancos de sementes crioulas, eficiência no uso da água, redução do desperdício nas plantações, aquacultura integrada, gestão holística dos campos, hortas urbanas etc.

A terra que, por um lado, nos dá o que comer, pelo outro, forma parte da grande interconexão do planeta, ou seja, é a chave para que possamos cuidar, abordar e solucionar os problemas ambientais em pequena e em grande escala, como a mudança do clima, a contaminação dos rios por nitrogênio e fósforo, a perda de biodiversidade e hipoxia nos estuários devido aos fertilizantes. Veja na sequência alguns dos projetos que compartilhamos através da Permact. Com certeza há algum que você pode visitar e experimentar.

Traduzido por Lyzia Moreira e Letícia Gomes Ribeiro