Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on Sep 1, 2016 | 0 comments

Energreen: construindo com eficiência

Energreen: construindo com eficiência

No Canadá, um país onde o inverno é rigoroso e as necessidades energéticas para o aquecimento das residências são elevadas, a busca por alternativas que ofereçam redução de custos é importante. Nós estivemos em uma casa que funciona com um sistema de captação de luz solar passivo para o seu aquecimento.  Com esse sistema, durante um dia de inverno com sol, é possível manter a residência sob uma temperatura agradável.

 

Temos uma amiga na cidade de Sackville que trabalha em uma cooperativa dedicada à criação de casas com esse sistema. Nós os convidamos para uma entrevista e eles se mostraram encantados em poder concedê-la.  Logo na manhã seguinte, me apresentei munido de uma câmera e um gravador. Fui recebido por Steve em seu escritório onde começamos uma agradável conversa. Ele estava cercado de pessoas, a maioria delas unidas pelos laços familiares de quem sempre esteve engajado em prol do meio ambiente e, sendo construtores por ofício, há dez anos decidiram se unir para dar início a esta cooperativa com o intuito de trabalhar com energia solar passiva.

 

Atualmente, a cooperativa conta com dez pessoas, cada uma delas com cargos distintos, mas que vão passando por rodízios; contudo, as principais decisões são tomadas de maneira coletiva em uma assembleia, onde todos têm direitos iguais a votar, mas sempre buscando o consenso. “Às vezes, leva tempo para a gente se entender, já que temos diferentes pontos de vista, mas nos conhecemos muito bem e, ainda que tenhamos nossas discussões, sempre acabamos tomando uma decisão em conjunto”, comentou Steve. “É muito importante que tenhamos uma voz e que ela seja ouvida para que nossa parcela de responsabilidades seja igualmente importante para todos no negócio.”

 

No começo, eram poucos os que se interessavam no que oferecíamos, mas, pouco a pouco, muitos passaram a notar a economia de energia obtida com as casas projetadas, compreendendo o quão importante era esta tecnologia. Isso gerou um aumento progressivo de procura pelos seus serviços. A chave é ter um bom isolamento térmico para evitar ao máximo as fugas de calor; uma orientação exata apontando em direção ao sul (magnético) é essencial para o funcionamento correto do sistema, além de janelas grandes que permitam que a radiação solar seja captada. Essa radiação pode ser armazenada de diferentes formas, uma delas com grandes blocos de cimento que se aquecem durante o dia, liberando o calor gradativamente durante a noite.  Esta é uma das diversas maneiras de se usar esta energia.

 

Eles tentam usar a maior quantidade possível de materiais que não agridam o meio ambiente, utilizando isolamento ecológico, madeira de exploração sustentável, telhados ecológicos, dentre outros. “Ainda há pessoas que não entendem o quão importante é o investimento financeiro em materiais benéficos ao meio ambiente ou em práticas desse tipo. Elas estão mais preocupadas com o que gastam agora e em como economizar no futuro, e esta é uma das dificuldades que encontramos para oferecer os nossos serviços. Nossas casas são um pouco mais caras do que as convencionais e esse valor pode subir com o uso de materiais ecológicos. Contudo, as pessoas vêm procurando cada vez mais pelos nossos serviços, pois elas entendem os benefícios e a responsabilidade que tem em suas mãos para o bem do planeta”.

 

Ao usar este tipo de prática, pode-se economizar em até 50% a energia gasta com calefação, podendo empregá-la em qualquer outro lugar. É um método antigo, mas deveria ser melhor difundido e incentivado. Gostei muito de conhecer esse projeto, e espero que ele suscite o interesse de outras pessoas neste tipo de construção eficiente e benéfica para o meio ambiente.

Veja as fotos desta iniciativa abaixo:

Enner Green Builders Coop

Saiba mais sobre este projeto em:

http://www.energreen.coop/

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *