Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Educação e cultura

Educação e meios livres para ultrapassar os mecanismos de controle social

Cada sistema social tem mecanismos destinados a garantir a sua perpetuidade. Um dos mais evidentes é o controle da opinião pública através dos meios de comunicação. Não menos importante, é a criação de uma cultura homogeneizadora, industrializada, mercantilizada, que, longe de fomentar a criatividade e o pensamento crítico, exalta os valores que suportam este sistema. O mesmo pode-se argumentar acerca de alguns sistemas educativos, mais orientados a fabricar os trabalhadores para o aparato produtivo do que a praticar uma pedagogia crítica.  

Em Permact, procuramos projetos que se importam em gerar pensamento livre e crítico. A educação, a cultura e os meios livres propõem vias de resgate para a nossa capacidade de pensar por nós mesmos. Entre algumas tendências encaminhadas a este fim, temos: ensino doméstico, sistemas educativos alternativos (Waldorf, escolas verdes, Montessori),  arte e música participativa, ecologia social, investigação ativa, imprensa alternativa, meios de comunicação alternativos etc.

Além disso, algumas escolas tradicionais estão a integrar novos métodos de ensino a fim de despertar a consciência dos alunos para que possam participar desta mudança de paradigma que estamos a presenciar como sociedade.

Traduzido por Ines Hodzic e Lyzia Moreira