Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Economia e Finanças

Sistemas monetários, indicadores e mecanismos de crédito alternativos para que o dinheiro deixe de ser o centro do sistema

Em Permact dedicamos uma seção para a economia porque a maneira no qual funciona atualmente o sistema monetário oficial é parte da origem da crise social e ecológica global. Um dinheiro de emissão centralizada, e em ocasiões, como ocorre com o dólar, privado, torna o processo de criação de dinheiro mais deficiente do ponto de vista democrático. A emissão de dinheiro baseada na dívida, com juros, é um mecanismo que propicia a posse e agrava as desigualdades entre países e dentro deles; além disso, arrasta todo o sistema econômico ao imperativo do crescimento. O crescimento econômico se converte numa necessidade do sistema, enquanto um biofísico impossível.

Um mundo sustentável necessita de um sistema financeiro conceitualmente diferente. Existem muitas propostas para estabelecer uma relação diferente com o atual mecanismo de obtenção de bens e serviços, possibilitando um uso mais eficiente do dinheiro. Algumas destas propostas são: moeda local ou regional, investimento ético e comércio justo, mercado de produtores e agricultores apoiados na comunidade, redes que fomentam o intercâmbio de serviços (Woof, Worf away…), uso de indicadores alternativos ao PIB, cooperativas de consumidores, bancos éticos, cooperativas de crédito, iniciativas de consumo colaborativo… Em Permact, nos aproximamos dos projetos que buscam, além de criar um dinheiro distinto, gerar também uma mudança na nossa relação com ele.

Traduzido por Janaina e Cristine Delphino